Embraer E190F e E195F no transporte de cargas

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Recentemente, a Embraer ingressou no mercado de frete aéreo com o lançamento dos modelos E190F e E195F Conversões de Passageiros em Cargas (P2F). Os cargueiros E-Jets devem atender, especialmente, as demandas do comércio eletrônico e demais operações logísticas que exigem entregas rápidas e atividades descentralizadas.

O E190F poderá transportar uma carga útil de 23.600 lb (10.700 kg), enquanto o E195F transportará até 27.100 lb (12.300 kg) de carga útil.

As duas aeronaves preenchem a lacuna no mercado de cargueiros entre turboélices e jatos estreitos maiores. A conversão completa está disponível para todas as aeronaves E190 e E195 usadas, com entrada em serviço prevista para o início de 2024.

Segundo a Embraer, o mercado poderá absorver, aproximadamente, 700 aeronaves deste porte ao longo de 20 anos.

O projeto deste cargueiro surge em momento em que a Embraer aborda três grandes oportunidades, sendo elas:

  1. As atuais fuselagens de cargueiros de fuselagem estreita são envelhecidas, ineficientes, altamente poluentes e bem dentro de sua janela de aposentadoria;
  2. A transformação contínua da interseção entre comércio e logística levou a uma demanda sem precedentes por frete aéreo em geral, e mais ainda por entregas no mesmo dia e operações descentralizadas; a missão perfeita para cargueiros do tamanho de E-Jet;
  3. Os primeiros E-Jets que entraram em serviço há cerca de 10 a 15 anos estão agora saindo de arrendamentos de longo prazo e iniciando seu ciclo de substituição, continuando na próxima década. A conversão de carga completa prolongará a vida útil dos E-Jets mais maduros por mais 10 a 15 anos e incentivará sua substituição por aeronaves mais eficientes, sustentáveis ​​e silenciosas.

As conversões do E-Jet P2F prometem maiores desempenho e economia. O E-Jet Freighter terá mais de 50% de capacidade de volume, três vezes a faixa de turboélices de carga grande e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies.

A conversão para cargueiro será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui: porta frontal de carga do convés principal; sistema de movimentação de carga; reforço de piso; Barreira de Carga Rígida (RCB) – Barreira 9G com porta de acesso; sistema de detecção de fumaça de carga, incluindo extintores classe “E” no compartimento de carga superior; Alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc); remoção interior e provisões para transporte de materiais perigosos.

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