Mefistófeles do Planalto

Mefistófoles

por Gustavo Queiroz

O personagem Mefistófeles é relatado em contos desde os tempos da Idade Média. Era conhecido por ser uma das encarnações do mal, aliado de Lúcifer e Lucius para absorver almas inocentes. Trata-se de um dos demônios mais cruéis, sendo o sinônimo do próprio Diabo em muitas culturas.

Mefistófeles recebeu sua melhor descrição na obra “Fausto”, de Johann Wolfgang von Goethe. A etimologia do seu nome é imprecisa, mas deduz-se que seu nome é oriundo da combinação da partícula negativa grega μὴ, φῶς (luz) com φιλής (o que ama), representando “o que não ama a luz”. Há outros nomes nada lisonjeiros atribuídos ao demônio, incluindo Mefotofiles (inimigo da luz), Mefaustofiles (inimigo de Fausto) ou Mefiz-Tofel (destrutor-mentiroso).

O personagem, todavia, parece ter desembarcado no Brasil sob a carcaça do Presidente da República, aquele ser tão inominável quanto Lord Voldemort. Não é de hoje que o Mefistófeles do Planalto profere sandices e pratica o mal por esporte. Mas, vamos nos ater apenas a alguns fatos de seu governo, iniciado em 2019.

Assumiu de forma obscura o projeto de destruição do meio ambiente brasileiro, considerando o aviltante avanço do desmatamento nas áreas de preservação, sobretudo da floresta amazônica. Seu governo se comporta incessantemente como os dramáticos deslizamentos da genocida Vale, que, apesar de toda matança e destruição segue suas atividades…

Sua missão mefistofélica vai além e segue empenhada apenas em reprimir e destruir. Destruir a cultura. Destruir a educação. Destruir a ciência. Destruir o conhecimento e o livre pensamento. Afinal, exercer domínio e poder sobre um oprimido é muito mais fácil e eficiente.

Entre idas e vindas dissimuladas de seus discursos, o Mefistófeles do Planalto já falou contra o SUS e cortou gastos com saúde, assim como em pesquisa e desenvolvimento. E segue com sua “chuva dourada” diária na cabeça dos brasileiros, agora, minimizando a gravidade da pandemia do Coronavírus.

“Gripezinha”. “Resfriadinho”. Enfia no seu c*, Mefistófeles do Planalto!

Vai contra todas as indicações de higiene e segurança orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, até mesmo, do Ministério da Saúde de seu próprio governo. O ministro Luiz Henrique Mandetta é desmoralizado e desautorizado a cada verborragia do Mefistófeles do Planalto.

Governos municipais, estaduais e sociedade civil tentam fazer a sua parte no enfrentamento desta pandemia. Mas, cabe ao presidente da República criar uma unidade, padronizar as ações de combate e liderar o Brasil diante desta crise sem precedentes em todos os seus aspectos, mas, principalmente, o HUMANO.

Mas, como esperar humanidade de alguém que libera agrotóxicos perigosíssimos? Como esperar humanidade de quem sempre se colocou na linha de frente contra os direitos humanos. Fala e age com arrogância e crueldade. Comemora a morte de ambientalistas. Vibra e incentiva o massacre em favelas, vale lembrar que chegou a dizer que jogaria folhetos na Rocinha para que as pessoas saíssem de la e quem ficasse seria metralhado.

Quem mandou matar Marielle Franco?

O inominável sempre adotou o discurso de linha dura quanto a Lei. Mas, proporcionalmente, sempre exigiu pesos diferentes para si próprio e os asseclas de seu pérfido clã. Aqui, vamos lembrar que ele já foi multado por pesca irregular pelo Ibama, mas nunca pagou a multa e ao assumir a presidência exonerou o fiscal que lhe multou. Ao fato de que ele e sua família protegeu publicamente e empregou milicianos.

Quem lembra do “Ministério da Paz”, responsável pela organização da guerra no livro 1984 de George Orwell. É o que se tornou o Ministério do Meio Ambiente, por exemplo.

Suas medidas econômicas jamais visaram gerar riquezas para o Brasil. Mas, se propõem, integralmente, em suprimir os direitos dos trabalhadores, em sucatear e se livrar a troco de pinga dos patrimônios nacionais para agradar o sórdido movimento do Capital.

Diante deste governo dantesco, que nada faz para construir um futuro melhor, mas segue empenhado em destruir tudo, o Mefistófeles que assumiu a presidência da República, mas, que jamais foi presidente de fato, precisa ser derrubado. E isso precisa ser para ontem ou antes disso. É urgente. É uma emergência. Fora Bolsonaro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

×
×

Carrinho